Seqüência Didática - Op Art
Título ou Tema: Ilusão ou Realidade
Ano: Ensino Médio
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
- Conhecimento histórico do movimento artístico;
- A relevância do uso das tecnologias na construção de produções;
- Realizar leituras interpretativas de obras artísticas da Op-art ;
- Reconhecer a arte como forma de linguagem.
Duração das atividades: 6 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios do aluno:
A Op-art é produzida através da combinação de figuras geométricas especialmente em preto e branco. Foi por volta da década de 60 que surgiram pesquisas relacionadas a essas sensações ópticas nas telas. As combinações realizadas pelos artistas dão ao espectador a impressão de movimentos às pinturas, este movimento tem como pioneiro Victor Vasarely.
Estratégias e recursos da aula:
1ª Aula: Expor para os alunos a metodologia das aulas seguintes e o conteúdo a ser estudado. Fazer uma mostra do conceito da Op-art e sua real relevância na sociedade moderna. Como apoio o professor usar como apoio o site: www.historiadaarte.com.br.
2ª Aula: Expor os recortes dos alunos na sala e realizar leituras interpretativas destas imagens destacando características do movimento artístico.
3ª Aula: Assistir e socializar informações sobre o vídeo do movimento.
4ª e 5ª Aula: Construção de uma obra em um software mais acessível.
6ª Aula: Exposição e análise das produções.
Recursos complementares:
Conceito do Movimento: www.historiadaarte.com.br
Obras de Victor Vasarely: http://www.vasarely.com/
Vídeo:
Avaliação:
O aluno será avaliado em seu desempenho, no decorrer de todo o processo das 6 aulas (envolvimento com o conteúdo, oralidade e produção).